Historial

A Banda Filarmónica de Ribafeita foi fundada em 29 de Setembro de 1884, por entusiastas filhos de três famílias abastadas, os Garridos, os Sobraleiros e os Carpinhas, que se prontificaram a custear, ou angariar, os fundos necessários para a aquisição de instrumentos e a cativar executantes e futuros executantes para as suas fileiras.

Ao mesmo tempo contaram com a sabedoria e a arte do primeiro Maestro-Regente que, ainda hoje, é lembrado como o lendário Mestre Cristo, como se chamava.

Foi ele um sargento-músico reformado, nascido não sabemos onde, que terminou os seus dias a chefiar a Banda desta terra. Outros maestros se lhe seguiram (Sr. Américo, Sr. Manuel Pereira, Prof. José Alves, Sr. André Santos). Actualmente, a Direcção artística é assumida por Carlos Cardoso contando com a colaboração de professores licenciados.

Foi Banda de Música de Ribafeira até 1950, Banda Estrela da Beira até 1993 e tornou-se Banda Filarmónica de Ribafeita, por escritura pública, em 19.10.1993.

Inaugurou a sua sede no 125º aniversário no dia 11 de Outubro de 2009 onde funciona a escola de música e salão de ensaios.

A Banda participa regularmente em vários eventos, nomeadamente em encontros de bandas; concertos, arruadas e festas religiosas por todo o país.

Destacam-se os seguintes eventos: comemoração do dia cultural na Feira de São Mateus; recepção ao Sr. Presidente da República Dr. Cavaco Silva; Comemorações do Centenário da República, centenário da Morte de Beata Rita Amada de Jesus, Colaboração com o Teatro Viriato (Programa VISEU A 01 DO 06)…

Actualmente a banda é composta por um total de 45 elementos.