Historial

A Banda Filarmónica de Ribafeita foi fundada em 29 de Setembro de 1884, por entusiastas filhos de três famílias abastadas, os Garridos, os Sobraleiros e os Carpinhas, que se prontificaram a custear, ou angariar, os fundos necessários para a aquisição de instrumentos e a cativar executantes e futuros executantes para as suas fileiras.

Ao mesmo tempo contaram com a sabedoria e a arte do primeiro Maestro-Regente que, ainda hoje, é lembrado como o lendário Mestre Cristo, como se chamava.

Foi ele um sargento músico reformado, nascido não sabemos onde, que terminou os seus dias a chefiar a Banda desta terra. Outros maestros se lhe seguiram (Sr. Américo, Sr. Manuel Pereira, Prof. José Alves, Sr. André Santos, Sr. Carlos Cardoso, Sr. José Resende, Sr. Alfredo Macedo, Sr. Ricardo Leão). Atualmente a Direção artística é assumida pelo Maestro Bruno Araújo.

Foi Banda de Música de Ribafeira até 1950, Banda Estrela da Beira até 1993 e tornou-se Banda Filarmónica de Ribafeita, por escritura pública, em 19.10.1993.

Inaugurou a sua sede no 125º aniversário no dia 11 de Outubro de 2009 onde funciona a escola de música e salão de ensaios.

A Banda participa regularmente em vários eventos, nomeadamente em encontros de bandas; concertos, arruadas e festas religiosas por todo o país.

Destacam-se os seguintes eventos: comemoração do dia cultural na Feira de São Mateus; recepção ao Sr. Presidente da República Dr. Cavaco Silva; Comemorações do Centenário da República, centenário da Morte de Beata Rita Amada de Jesus, Colaboração com o Teatro Viriato (Programa VISEU A 01 DO 06)…

Actualmente a banda é composta por um total de 42 elementos.