Filipe Daniel Figueiredo Garcia
Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos, na Banda de Seia.
Aos 11 anos, ingressou no Conservatório de Música de Seia, tendo concluído o 8º grau em trompete, tendo como professores Daniel Tapadinhas, Domingos Teixeira e Emanuel Amaral.
Em 2015, concluiu a Licenciatura em Trompete pela ESART – Escola Superior de Artes Aplicadas
de Castelo Branco, tendo como professores António Quítalo e José Almeida. Encontra-se a terminar o Mestrado em Pedagogia do instrumento.
Durante a sua formação, estudou e participou em Masterclass, com professores como: Jorge Almeida, Ivan Crespo, Marco Pierobon, Kristian Steenstrup, Luís Granjo, Hugo Alves, Nuno Silva, Jorge Ribeiro, entre outros.
Teve a oportunidade de trabalhar com inúmeros maestros entre os quais: Hélder Abreu, António Saiote, Alberto Roque, Osvaldo Ferreira, Carlos Marques, Jean Sebastian Berreau, José Eduardo Gomes, Felix Hauswirth, Vasco Pearce de Azevedo, Rui Pinheiro, José Pedro Figueiredo, Francisco Sequeira, entre outros.
Atualmente leciona aulas de instrumento e música de câmara na Academia Municipal de Música de Nelas, na Academia de Música de Fornos de Algodres e nas escolas de música da Sociedade Musical Gouveense, da Sociedade Musical Estrela da Beira, e na Filarmónica Lobelhense.
É diretor artístico da Banda Filarmónica de Ribafeita, desde 2023.